Como Cuidar de sua Bolsa

Origem do couro

 

De acordo com a definição dada pela Associação Brasileira de normas Técnicas (ABNT), o couro é um material de origem animal. Para ser consumido, o couro precisa passar por um processo de curtimento, pois sua textura natural apresenta grande quantidade de fibras colágenas que tornam o material maciço. E o ideal é transformá-lo em um produto flexível e macio.

A origem animal do couro vai variar de acordo com a região em que ele é produzido. A predominância no Brasil é a pele de gado bovino, suíno, seguido de cabra, ovelha e búfalo.  Os couros e peles exóticas estão ganhando espaço no mercado, como no caso de peles de cobra e jacaré que também estão sendo utilizadas principalmente na fabricação de acessórios, bolsas, relógios, pulseiras, calçados, etc.

Tipos de couro

  • Vacum: origem bovina. A pele bovina é, normalmente, dividida em duas partes: flor e raspa, que se direcionam para a confecção de vestuários, calçados, bolsas e estofamentos;
  • Suíno: origem suína. É muito usado na confecção de vestuário por ser macio e resistente à fricção. Também é dividido em flor e raspa, e apresenta aspecto da pele humana;
  • Caprino: origem caprina.  A origem da camurça é da pele de cabra, que é, geralmente, leve e macia. A camurça é muito utilizada na fabricação de calçados e bolsas, além de estofamentos;
  • Ovino: origem ovina (ovelha, carneiro). É um couro macio e, ao mesmo tempo em que tem alta capacidade de absorção, elimina rapidamente água e umidade.

 

Como guardar bolsas e artefatos de couro

 

O modo como você mantém sua bolsa quando ela não está em uso pode alterar sua durabilidade e aparência.

  • Guarde suas bolsas sem dobrar ou amassar sempre dentro do saco de TNT, algodão ou feltro que recebeu com a bolsa, numa prateleira, dentro do armário, longe de umidade, calor e luz direta. Nunca utilize sacos plásticos ou armazene dentro de caixas plásticas fechadas, pois o couro precisa ”respirar”, para não criar mofo e possível mudança de coloração.

 

  • Coloque enchimento de papel amassado dentro da bolsa, não estufe demais, para manter o “shape” original sempre igual, sem deformar. Se guardar por longos períodos prefira acondicionar o papel amassado dentro de saquinhos plásticos fechados, para que o papel não seja um convite para traças.
  • Não guarde sua bolsa por longos períodos pendurada pela alça de couro, pois ficará marcada ou vincada.

 

PREVENÇÃO

  • A prevenção é a melhor forma de manter sua bolsa em perfeitas condições por mais tempo. É necessário criar o hábito de estar ciente sobre o que está ao redor da sua bolsa, a fim de prevenir manchas ou danos. Observe onde você está colocando sua bolsa e se existe algum item como perfumes, canetas dentro ou perto dela que não esteja completamente fechado e selado, para evitar vazamentos. Também evite ter dentro dela itens afiados ou objetos com pontas.
  • Outra maneira de proteger sua bolsa é conhecer profundamente o tipo de couro utilizado em sua fabricação. Alguns tipos de couro de alta qualidade e exóticos usados em bolsas, não são resistentes à água. Por isso, recomendamos manter sua bolsa sempre segura da chuva, mesmo quando o couro for à prova d’água. Se molhar, deixe-a secar na temperatura ambiente. Além disso, é importante observar a limpeza das mãos: certifique-se de que não há resíduos de cosméticos ou água nos seus dedos, sempre que manusear a bolsa.
  • Outra causa comum de dano às bolsas é o atrito com o jeans. Não permita que a bolsa toque e raspe com frequência nesse tecido rígido e abrasivo. Se este contato for constante, o jeans pode causar arranhões ao material da bolsa. Portanto, quando vestir jeans, esteja ciente de que precisa segurar a bolsa longe deste tecido para evitar o atrito.
  • Não coloque qualquer tipo de fita adesiva na superfície do produto, ela pode retirar a camada superficial do couro deixando uma marca indesejada.

LIMPEZA

  • Manchas leves podem ser removidas com um pano levemente úmido. Nunca utilize fluidos de limpeza, detergentes, óleos ou álcool. Para manter a uniformidade na coloração, você deve realizar o procedimento em toda a área. E lembre-se, antes de aplicar qualquer método, teste-o em uma área escondida da peça.

 

  • Nunca utilize fluidos de limpeza, detergentes, óleos ou álcool. Em caso de manchas ou sujeiras profundas, procure profissionais especializados na limpeza de artefatos de couro.

 

  • Peças de camurça não podem ser molhadas e nem limpas com pano úmido. Utilize uma escova de cerdas bem macia e passe sempre no  sentido da fibra para remover resíduos de  sujeira da superfície. Para manchas na camurça procure profissionais especializados.

 

Sobre a loja

Frank Nemeth, loja online de bolsas e artefatos de couro. Produção própria com finíssimo acabamento de bolsas, clutches, cintos, bijuterias e acessórios de moda. Modelagens exclusivas produzidas em peles exóticas e couros de alta qualidade, com acabamento impecável. Moda atemporal, altamente durável, produto versátil para o dia a dia e ocasiões especiais.

Pague com
Selos

PRISCILA PRIETO NEMETH-ME - CNPJ: 24.217.399/0001-25 © Todos os direitos reservados. 2026


Para continuar, informe seu e-mail